Fabricantes não devem produzir memórias DDR5 de 8 GB e 16 GB será o padrão.
Fabricantes como Teamgroup, Apacer e Innodisk já confirmaram que não venderão módulos de memória DDR5 menores que 16 GB. Innodisk citou a falta de interesse por capacidades menores como o motivo.
O ano de 2021 está marcado para ser o ano em que a DRAM DDR5 se tornará popular e o fabricante Teamgroup disparou a primeira salva. A empresa anunciou que lançará seu primeiro produto DDR5 no próximo ano sob a marca ELITE, com o lançamento potencialmente chegando já no terceiro trimestre de 2021.
Com a probabilidade de AMD e Intel lançar produtos compatíveis com DDR5 no próximo ano, o fabricante de módulos taiwanês é o primeiro de muitos que devem apresentar nos próximos meses módulos de memória RAM DDR5.
O que é mais interessante é que eles já entregaram alguns detalhes interessantes sobre o próprio módulo, que oferecerá 16GB de memória RAM rodando a 4,8GHz (ou DDR5-4800) operando a 1,1V. Isso significa um aumento na transferência de dados de até 60% (3Gbps a 4,8 Gbps) e uma redução de 10% no consumo de energia.
Memória ECC
Além do mais, toda a memória DDR5 agora virá com ECC (Error Correction Code), um recurso comumente encontrado em módulos de memória para servidores e estações de trabalho avançadas e que corrige erros de bit único o que em teoria melhora a estabilidade do sistema.
A TeamGroup também acrescentou que 16 GB deve ser o padrão para módulos DDR5 o que pode ser traduzido que os 16 GB serão provavelmente o SKU mais popular utilizado pelos fabricantes de PCs e notebooks.
Certamente as empresas de hospedagem web e de armazenamento em nuvem prestarão muita atenção ao preço do DDR5, já que memórias ECC historicamente tem um preço muito mais alto que memórias não ECC.
Fonte: TechRadar
Escrito em 20/07/2021