Qual escolher para instalar um software? .MSI ou .EXE?

Se você já foi instalar um programa no Windows, deve ter notado que há um dos dois tipos de arquivos possíveis para instalar o programa. Pode ser um arquivo .exe, um executável ou um arquivo .msi. Então, por exemplo, se você baixar o navegador Firefox, você realmente tem a opção de baixar como um arquivo .exe ou .msi. E ele pode ter o que é realmente a diferença? É melhor usar um ou outro? E porque? Então, neste artigo, vou explicar quais são as diferenças, o que é esse arquivo .msi e por que você pode querer usar um sobre o outro, se tiver escolha.

Portanto, um arquivo .exe é executável, o que basicamente significa que ele faz alguma coisa. Não é como um tipo de arquivo que apenas armazena dados como um arquivo .docx para Word ou um arquivo de texto ou algo assim, onde outro programa os lê, o . exe é o próprio programa. Ele pode fazer várias coisas, pode ser apenas um programa de propósito geral que roda diretamente ou algum programa que, seu único propósito é instalar outro programa principal. E nesse caso seria um instalador.

Mas existe o outro tipo de arquivo instalador, o .msi. MSI é a abreviação de instalador da Microsoft e ao contrário de um arquivo .exe, que pode ter como um uso geral. Pode ser um instalador ou o próprio programa. Um arquivo .msi sempre será um arquivo de instalação. É um formato específico criado pela Microsoft para padronizar os arquivos de instalação. E uma das principais diferenças com um arquivo .msi é que ele não executa nenhum código em si. Enquanto o arquivo .exe, que você executa, ele mesmo faz tudo para instalar o programa, ele coloca todos os arquivos no local correto, seja o que for. Considerando que um . msi é mais um contêiner, é um wrapper, um conjunto de instruções e, em seguida, outra instrução pega todos esses dados e faz a instalação real, e essa é a API do Windows.

Para a pessoa comum, porém, como você e eu, há duas pequenas vantagens que eu diria do meu entendimento para arquivos .msi, para usá-los em vez disso, se você puder. E uma delas é quando você executa um arquivo .msi, automaticamente como parte desse formato padrão, ele criará um script de desinstalação automaticamente para basicamente reverter tudo o que fez. Considerando que com um instalador .exe, ele também pode incluir um desinstalador se você for desinstalá-lo, mas você não sabe que ele está realmente removendo todas as coisas que instalou. Então, com um arquivo .msi, você pode saber que é mais provável que você remova todas as coisas que foram instaladas, porque como é apenas um conjunto de instruções para onde colocar quais arquivos, é simples o suficiente apenas reverter esse processo . Agora, claro, há uma ressalva, que é que se o programa cria arquivos depois de realmente instalado, então cabe ao programa remover esses arquivos porque o instalador .msi lida apenas com o que é criado inicialmente ao instalá-lo. Se o programa criar configurações e backups e o que for depois de executá-lo, isso poderá não ser desinstalado de qualquer maneira.

Outra vantagem é que você provavelmente saberá que um arquivo .msi não será um vírus. Considerando que um arquivo .exe, como eu disse, pode ser usado para muitos propósitos diferentes. Pode ser um instalador legítimo ou pode ser um vírus em si.

Então essa é a dica quando for realizar um download de algum instalador opte pelo .MSI.