AFINAL O QUE É PING, LATÊNCIA E JITTER?

A velocidade e a confiabilidade de sua conexão com a internet são de extrema importância. Você pode ter ouvido termos como taxas de ping e jitter, embora não tenha entendido totalmente o que eles significam e como afetam sua experiência de navegação, sua gameplay e seu streaming. Mas não se preocupe aqui vamos tentar explicar de uma forma simples o que são ping, jitter e latência.

jitter rdgtecnologia

O QUE É LATÊNCIA?

Os termos ping, latência e jitter costumam ser agrupados, mas existem diferenças sutis entre cada um deles.

Em termos simples, a latência é a velocidade de reação da sua conexão com a internet, ou seja, o tempo que os dados levam para viajar do seu dispositivo para o servidor. É importante observar que a latência depende da qualidade da sua conexão com a internet, e não da velocidade contratada na sua operadora.

Latência costuma ser confundida com atraso e, embora não tenham o mesmo significado, os dois tem uma relação de causa e efeito. Lag é o atraso na chegada de um pacote de sua origem ao destino. Em um jogo por exemplo, isso significa um atraso entre o pressionamento de um botão de comando e a resposta do jogo na tela.

Portanto, se você tiver altas taxas de latência, terá lag (atraso). As altas taxas de latência podem, portanto, ser prejudiciais à jogabilidade, particularmente durante jogos de tiro em primeira pessoa, onde os comandos precisam ser executados imediatamente e com precisão.

O QUE É PING?

Ping é a unidade usada para medir a latência, como um tempo médio em milissegundos. Sua rede usa taxas de ping para conduzir testes regularmente. O tempo que leva para as mensagens de ping viajarem da origem ao destino é usado para medir a latência.

Latência e ping são freqüentemente usados ​​alternadamente, embora sejam sutilmente diferentes. Enquanto o ping se refere ao sinal enviado do dispositivo ao servidor, latência é o tempo que leva para o ping retornar ao dispositivo.

No entanto, a taxa de ping e a latência são usadas para se referir ao tempo que leva para um pacote de informações viajar do ponto A ao ponto B (ou do dispositivo ao servidor). Baixas taxas de ping são, portanto, ideais para os jogos, pois reduzem o lag e melhoram a suavidade do jogo.

COMO FAÇO PARA CORRIGIR O PING ALTO?

O ping alto não é causado apenas por baixa largura de banda, mas também pode ser causado pela estrutura de sua rede. A alta latência (ou ping alto) pode ser causada por uma série de coisas, desde a distância física entre os dispositivos e a rede até hardware desatualizado (roteadores, placas de rede, receptores wi-fi, etc..).

Se você usa uma rede wi-fi no seu dispositivo e sentir que está enfrentando interferências durante a sua navegação ou jogo, tente usar um cabo Ethernet para estabilizar a conexão. Se um cabo Ethernet não resolver o problema, é provável que seu provedor de internet não atenda aos requisitos necessários para suas necessidades de conexão.

O QUE É JITTER?

Jitter é a taxa na qual o ping muda ao longo de um período de tempo (também conhecido como ‘picos de ping’ ou ‘stuttering’). ‘Jittering’ é essencialmente a flutuação ou variação da latência ao longo do tempo. Simplificando, se cada pacote de informações leva a mesma quantidade de tempo para viajar do ponto A ao ponto B, então não há jitter. No entanto, se os tempos de entrega do pacote forem inconsistentes, haverá ‘jitter’.

Da mesma forma que as taxas de ping, quanto menor o valor de jitter , melhor será a conexão. Um jitter alto torna a experiência com jogos online extremamente imprevisível que prejudica o seu tempo, tornando-o difícil para jogar com sucesso.

COMO CORRIGIR JITTER?

Como o jitter é causado pelo tempo de latência inconsistente dos pacotes de informações, o jitter pode ser eliminado diminuindo as taxas de latência. Novamente, a maneira mais eficaz de melhorar isso é ter um provedor de serviço de acesso a internet que ofereça uma conexão de alta qualidade, adequada para streaming e jogos.

QUAL O PROVEDOR DE BANDA LARGA CERTO PARA REDUZIR PING, LATÊNCIA E JITTER?

Essa é uma questão que vai de encontro a região que você está, apesar da fibra ótica estar cada vez mais presente em nossas cidades este tipo não garante uma boa qualidade de conexão. Para ter uma melhor experiência de acesso a internet você deve escolher um provedor de banda larga que possa oferecer latência consistente e baixa. A baixa latência (ou taxas de ping) reduzirá a chance de lag e jitter e, portanto, melhorará muito sua experiência em jogos, streaming e a própria navegação.

Escrito em 14/07/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.